terça-feira, 30 de dezembro de 2008.

  • 2009

É. Penúltimo dia do ano. Último dia de trabalho.
Chega a ser engraçada a sensação que temos no final do ano, parece que é tão diferente um ano novinho, agenda novinha, planos novinhos. Promessas. Metas.
Isso é bom. Ter um planejamento de "sonhos" é legal. Melhor ainda é ir riscando um a um e chegar lá em dezembro e ter poucos itens para riscar. É bom ter a sensação de que no ano novo seremos pessoas melhores, conseguiremos tudo o que desejamos, tudo vai ser lindo e que as coisas e as pessoas não são tão ruins assim.

Mas sabe? É tudo bobagem. É. É mesmo. Não estou mentindo para você. Quer ver só?

Ano que vem seu vizinho ainda vai continuar te fingindo afeto, te dando bom dia em voz alta e mandando você tomar no cú em pensamento. Sua colega de trabalho vai querer te derrubar se perceber que você está crescendo mais do que ela, por mais que você não queira o cargo em que ela ocupa, ela jamais vai acreditar nisso. O carinha que você é afim, vai te ignorar se ele for um idiota, e o pior é que você vai sofrer com isso, por mais que suas amigas digam que você merece coisa melhor, a única coisa que elas farão você sentir é vontade de esganá-las. Sua família ainda vai ter defeitos que te deixa pau da vida, e mesmo você conversando nada vai mudar, porque descobri que ninguém muda com conversa. A gordurinha que você acumulou em 2008 vai continuar ai depois da meia noite, triunfante, por mais que você feche os olhinhos e deseje com toda a força do seu ser que fique magra. Seu dinheiro, por mais que você ganhe horrores, nunca será suficiente, porque sempre vai existir novidades no shopping que te deixa de cabelo em pé. Mesmo com um ano novo, uma agenda com cheiro de papel novinho, muitas coisas sempre serão assim, como no ano velho.
Porque não basta uma data simbólica para que possamos mudar certas atitudes, não basta a solidariedade de Natal, não basta só dia 25 ou 31. É o ano todo. É todo dia.

Claro que as coisas podem mudar. Eu acredito piamente no ser humano e na sua melhora. Tanto que hoje em dia tenho grande facilidade para perdoar. Claro. Eu é que não vou ficar velha e carrancuda com mágoas minha filha.
Um exemplo mesmo, tive uma colega que dividiu apartamento comigo por um tempo. Acho que ela só não roubou minhas calcinhas e inventou histórias mais deselegantes com meu nome, porque o anjo da luz dos loucos colocou a mãozinha sobre sua cabecinha fértil. Mas ela me infernizou tanto. E juro que não tinha motivos para tanta inveja. Eu estava gordinha, ela super magra. Sem contar que gastava todo o seu dinheiro em roupas lindas, enquanto eu pagava aluguel e faculdade.
Porém hoje, ela [após o golpe clássico] é uma mãe de família. Nunca mais tive contato. Eis que a irmã dela me adiciona no orkut, achei estranho. Até que um dia surge um depoimento "Loira você está linda. Gostaria que você conhecesse meu filho, ele é lindo. Queria também algum dia que pudessemos voltar a sermos amigas, sinto muito por várias coisas. Fulana".
Levei um susto. Depois de dois dias respondi "Olá. Talvez algum dia teremos essa oportunidade, não tenho mágoas, de forma alguma. Desejo tudo de bom para vocês. Loira".
Mas agora sempre que atualizo minhas fotos ela deixa recado "Nossa você está linda". Já foram uns dois. Eu sempre respondo agradecendo, e mentalizo um AMÉM no final de cada scrap meu, e finalizo com o sinal da cruz.

Tá vendo como as coisas podem mudar? A gente deixa até de ser besta.
Um Feliz Ano Novo para vocês. E sejam bonitinhos, não bebam demais porque ainda terão mais 365 dias pela frente.

;-)